Os Treze Porquês - Thirteen Rasons Why- Está Ajudando a salvar Vidas- Selena está fazendo o filme!

14/06/2011 20:43

Como já comentamos várias vezes, Selena Gomez irá protagonizar o filme baseado na obra “Os Treze Porquês”, de Jay Asher. O livro conta a história de uma garota que se suicida e, ao longo da leitura, você descobre quais foram seus motivos. 

A revista Entertainment Weekly desta semana traz uma entrevista com o autor de Os Treze Porquês, Jay Asher, onde fala sobre o curioso fato de que o livro tem ajudado a salvar vidas. Traduzimos a matéria e ao clicar em “leia mais” abaixo você vai saber como a fascinante estória causou um grande impacto na vida de tanta gente. 

Apesar de ser um artigo grande, nós resolvemos não cortar muitas partes do mesmo, só que era reamente irrelevante. Mas nada de preguiça! Conforte-se em sua cadeira e leia camamente a matéria a seguir - garanyimos que vale a pena.

Jay Asher entrou em pânico nesse momento. Foi sua primeira tarde autografando livros, e uma mulher esteve parada num canto, esperando a multidão se dispersar. 
Por fim, ela caminhou até a mesa. Seu filho de 14 anos havia acabado com sua própria vida
 alguns anos antes, e ela tinha lido o livro de
 Asher. “Meu coração parou”, lembra o autor, de 35 anos. “Eu estava pensando, ‘Aqui vamos nós. Ela vai acabar comigo’.” 

O romance de Asher, “Os Treze Porquês”, é uma ótima leitura, que acontece em torno de um suicídio entre adolescentes. É cheio de suspense e, ao mesmo tempo, viciante – e muito mais divertido do que as pessoas poderiam esperar. O livro tem uma pegada irresistível: Clay Jensen, um garoto do ensino médio, chega em casa da escola num dia qualquer e encontra uma caixa com sete fitas cassette. Quando ouve a primeira, Clay escuta a voz de uma colega, Hannah Baker, que havia se suicidado recentemente. “Estou prestes a contar… o porquê de minha vida ter acabado”, ela diz calmamente. “E se você está escutando estas fitas, você é uma das razões.” Então, Hannah conta a triste história, enquanto sua voz alterna com os pensamentos de Clay, que aprende sobre a crueldade do bullying que, lentamente, dirigiu-a ao suicídio. 

Desde que foi publicado em 2007, “Os Treze Porquês” se tornou um fenômeno, bombando na lista de best-seller do New York Times seis meses após seu lançamento e permanecendo lá por mais 65 semanas seguidas. As vendas nunca cessaram e, como resultado, só agora o livro
 será publicado em paperback (nas lojas em 14 de Junho). Desde o início, o impacto causado pelo livro foi
 intenso: uma grande onda de emoção foi provocada aos leitores que se conectaram com a mensagem de tolerância e compaixão passada pelo livro. O confronto em potencial no dia da tarde autografando livros terminou bem, aliás. “Ela começou a chorar”, diz Asher sobre mãe de luto. “Ela disse que pela primeira vez ela sentiu que podia deixar a culpa de lado.” 

(…) Asher trabalhou no “Os Treze Porquês” por três anos. Mas quando ele estava chegando perto do final, ele perdeu a confiança. Uma noite, ele levou sua mulher para jantar num restaurante muito caro pelo qual não podiam pagar, e anunciou que ele estava desistindo do livro, desistindo de sua carreira pelo bem. Pensando no passado, ele diz que estava apavorado de que este romance profundamente pessoal seria rejeitado pelos editores. “Minha esposa começou a chorar, porque desde que ela me conheceu, sabia que era meu sonho ser um autor com obras publicadas. Quando sua esposa chora, você faz qualquer coisa para fazê-la parar de chorar, então eu disse: ‘Ok. Vou terminar esse livro.” 
O manuscrito de Asher foi, de fato, rejeitado. Doze vezes. 

Os primeiros leitores estavam obcecados (…). Não demorou muito para que os fãs começarem a encontrar Asher através de sua página do MySpace. “A coisa mais comum que eu ouvia era apenas ‘Este livro fez com que eu ficasse mais consciente de que mesmo as pequenas coisas que faço podem ter um grande impacto nas pessoas.’ Mas eu também ouvi adolescentes dizerem: ‘Eu era suicida quando fui ler seu livro mas me identifiquei com Hannah e queria que ela vivesse’. Quando eu comecei recebendo e-mails assim… Eu nem consigo descrever qual a sensação.” Adolescentes chorosos também aproximaram-se dele depois de ler o livro para compartilhar suas próprias histórias: “Quando alguém está cara a cara com você, dizendo: ‘Eu poderia não estar aqui hoje se não tivesse sido seu livro,’ Como você reage a isso? (…) Foi quase demais para mim. Eu estava totalmente grato, mas emocionalmente, foi muito difícil.” 

(…) Não surpreendentemente, Hollywood também tem mostrado muito interesse em “Os Treze Porquês”. Asher já recusou várias ofertas, porque os produtores não pareciam compreender o romance. “Bastou alguém dizer a coisa errada sobre uma cena e eu ficava tipo, ‘vou deixar a estória guardada um pouco mais’”, diz ele. Mas finalmente alguém conseguiu convencê-lo: a estrela da Disney Selena Gomez. Asher e sua esposa não têm uma TV, então quando Gomez solicitou uma reunião, ele vagamente sabia quem ela era. Ele se encontrou com ela e sua mãe em um restaurante de Los Angeles chamado Sushi Dan. “Foi meio intimidador quando descobri que ela queria ir comer sushi, porque eu não sei como usar aqueles pauzinhos muito bem”, diz ele. “Eu fiquei tipo, ‘Ah, vou ficar parecendo um bobão.’ E eu meio que pareci mesmo, mas enfim. Nós tivemos uma conversa divertida sobre o livro. E ela realmente entendeu a história. A visão dela para o filme é idêntica a minha.” O filme, que será distribuído pela Universal, encontra-se em desenvolvimento.



É muito bom saber que a Selena vai ser parte de algo tão grandioso. É tocante ver como a história tem ajudado várias pessoas, e esperamos que isso continue acontecendo com a divulgação do filme! Mal podemos esperar para assistir – mas, infelizmente, ainda nem foi escolhido todo o elenco. Vai demorar! 

Compre o livro 

 

FNAC | Cultura | Travessa | Saraiva | Estande Virtual 

Fonte:FCSGBR